PPG-Ciflor da Ufac firma parceria com empresa de análise de dados

publicado: 12/07/2022 13h40, última modificação: 12/07/2022 13h40
120720221.jpeg

O programa de pós-graduação em Ciência Florestal (PPG-Ciflor) da Ufac firmou parceria com a empresa SAS, que desenvolve e comercializa pacotes de softwares analíticos para acessar, gerenciar, analisar e relatar dados para auxiliar na tomada de decisões.

A empresa de análise de dados concedeu ao PPG-Ciflor um pacote de licenças SAS — Entreprise Miner, Enteprise Guide, Studio e Windowing. Os softwares serão utilizados para realizar análises estatísticas de dados com fins educacionais para pesquisas científicas na universidade; portanto, com fins não comerciais.

“Os softwares são mais uma ferramenta que possibilitará enriquecer o aprendizado dos estudantes em programação para análise estatística de dados durante a disciplina de Métodos Estatísticos, na pós-graduação, e na disciplina de Experimentação, na graduação”, contou o coordenador do PPG-Ciflor, Thiago Augusto da Cunha.

O pacote de softwares é capaz de analisar grande conjunto de dados, a depender da capacidade do computador. O Enterprise Miner é utilizado para técnicas específicas de mineração de dados e inteligência artificial e é especializado em modelagem preditiva e descritiva, para criar modelos estatísticos de aprendizagem automática e aprendizagem profunda.

O Enterprise Guide é utilizado para programação básica do SAS e para gerar programas SAS para manipular e descrever dados, criar gráficos de dados e realizar análises estatísticas avançadas. O Studio é uma versão das soluções SAS para exploração e enriquecimento de dados e estatística; pode ser executado localmente ou na nuvem do próprio SAS.

O professor Thiago informou que o alcance da parceria será estendido aos PPGs no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal, da Capes. “Será organizado um workshop para os professores da pós-graduação da Ufac, com o objetivo de apresentar os softwares estatísticos e suas potencialidades para análise de dados em pesquisas científicas”, disse. Esse evento está programado para agosto ou setembro deste ano.