Professor da Ufac ministra palestra on-line em evento internacional

publicado: 23/09/2022 14h47, última modificação: 23/09/2022 14h47
Evento.jpg

O professor do Centro de Educação, Letras e Artes da Ufac, Flavio Santos da Conceição, ministra, na modalidade on-line, palestra no Summer School: Direitos da Natureza e Direitos Educacionais, evento promovido pelo Centro Euro-Americano de Pesquisa em Políticas Constitucionais (Cedeuam), da Universidade de Salento (Itália). Ele se apresenta em 27 de setembro, às 2h30, do Acre (9h30, de Salento).

A palestra, intitulada “Teatro do Oprimido e as Pedagogias das Florestas”, trata dos processos de ensino, pesquisa e extensão na Ufac a partir do projeto de extensão Gesto da Floresta e será transmitida via site do Cedeuam. O professor abordará as pesquisas e práticas artísticas que ele e sua equipe de colaboradores criam nos laboratórios e seminários de teatro no Acre, onde as plantas, os seres vivos e invisíveis da floresta se tornam mediadores do conhecimento e inspirações artísticas.

“As pesquisas se baseiam em pedagogias não antropocêntricas, como a Pedagogia da Ayahuasca e Pedagogia das Encruzilhadas, na descoberta de epistemologias decoloniais de criação artística e libertação do ser humano”, disse Conceição.

O Summer School da Universidade de Salento é promovido em parceria com o Instituto Paulo Freire Itália com o objetivo de socializar teorias e experiências sobre direitos educacionais e naturais na perspectiva da pedagogia emancipatória de Paulo Freire, a qual se baseia no combate à opressão cognitiva e epistêmica.