Professores da Ufac participam de conferência europeia on-line

publicado: 26/08/2022 11h32, última modificação: 26/08/2022 12h44
260820222.jpeg

Os professores da Ufac, Sabina Ribeiro e Francisco Veloso, e a professora da Universidade da Cidade de Hong Kong (City University of Hong Kong), Esterina Nervino, participaram da 34ª Conferência Europeia de Linguística Sistêmico-Funcional (34th European Systemic-Functional Linguistics Conference, ESFLC), que ocorreu, na modalidade on-line, de 24 a 26 de agosto, na Universidade do Sul da Dinamarca (Syddansk Universitet).

Os pesquisadores organizaram o simpósio intitulado “Sustentabilidade: A Corporação, o Governo e a Floresta” (Sustainability: the corporation, the government, and the forest). Nesta edição, o tema do evento foi “Semiótica Social e Sustentabilidade” (Social semiotics and sustainability).

O simpósio possibilitou discutir sustentabilidade enquanto discurso corporativo, em relatórios corporativos para acionistas (Dr. Nervino), e o discurso governamental, utilizando dados da administração Jorge Viana no período 1999-2007 (Dr. Veloso), coletados via projeto Pibic. Sabina Ribeiro apresentou um contraponto teórico/prático ao discutir sustentabilidade a partir de práticas adotadas na reserva Chico Mendes.

Este trabalho teve como objetivo promover o diálogo interdisciplinar e discutir o processo de representação em relação aos desafios do “fazer sustentabilidade” na Amazonia. Na página do evento é possível acessar o livro de resumos para saber mais sobre este e outros trabalhos apresentados durante o evento.

Francisco Veloso é doutor da área de linguística do Centro de Educação, Letras e Artes, da Ufac; Sabina Ribeiro é doutora do curso de Engenharia Florestal do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, da Ufac; Esterina Nervino é doutora do Departamento de Inglês/Departamento de Marketing (Department of English/Department of Marketing), da City University of Hong Kong.