Professores da Ufac participam de conferência sobre sustentabilidade

publicado: 08/09/2022 11h39, última modificação: 08/09/2022 14h22
0809202211.jpeg

Os professores da Ufac, Francisco Veloso, do Centro de Educação Letras e Artes (Cela), e Sabina Ribeiro, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, além da professora Esterina Nervino, do Departamento de Inglês/Marketing, da Universidade da Cidade de Hong Kong (City University of Hong Kong), participaram da conferência internacional “Comunicando a Sustentabilidade” (Communicating sustainability).

A conferência, realizada no formato híbrido, teve como objetivo reunir pesquisadores para discutir problemas relativos ao conceito de sustentabilidade e como se podem desenvolver estratégias de popularização da ciência nessa área. Foi uma colaboração entre a Universidade de Glasgow (Escócia), Goucher College (Baltimore, MD, EUA) e a Universidade Federal de Sergipe.

Veloso, Sabina e Esterina apresentaram um simpósio sobre o tema “Entre o Falar e Fazer Sustentabilidade”, com o objetivo de discutir o modo como a palavra “sustentabilidade” foi apropriada pela mídia e por corporações e, no processo, dissipou seu significado para diferentes áreas.

Através do recurso de nominalização, apagam-se os atores e objetos do processo de sustentar/manter. Sabina Ribeiro apresentou dificuldades enfrentadas na área da reserva Chico Mendes, inclusive o processo acelerado de desmatamento devido à falta de alternativas econômicas para seus moradores.