Notícias

Professores de Geografia realizam aulas de campo na fronteira

publicado: 13/06/2022 09h34, última modificação: 18/11/2022 16h24
130620221.jpeg

Os professores do curso de Geografia da Ufac, Cristovão Henrique, com a disciplina Geografia da Amazônia, e Waldemir Lima, com a disciplina Geomorfologia e Dinâmica de Vertentes, realizaram, nos dias 2, 3 e 4 de junho, atividades práticas de campo em Brasileia e Assis Brasil, com participação de pesquisadores do Laboratório de Geoeconomia da América do Sul (GeoLAB). 

O objetivo foi analisar aspectos físicos e sociais dos lugares para compreender sua dinâmica em relação às áreas de fronteira, buscando discutir temas propostos em sala de aula de forma interativa. “É uma etapa fundamental para a formação dos discentes de Geografia”, disse Waldemir Lima. “As análises das condições biofísicas e ambientais das localidades em estudo estão intrinsecamente relacionadas à ocupação e uso da terra, o que, potencialmente, determina as condições geoeconômicas.”

Segundo Cristovão Henrique, a configuração da paisagem e as discussões diplomáticas são determinadas por processos da natureza. “Observa-se no bairro Leonardo Barbosa, em Brasileia, que o rio Acre determina como o espaço será organizado na fronteira entre Brasil e Bolívia”, comentou. “É essencial para formação dos futuros geógrafos vivenciar e observar a imponência da natureza diante da ocupação humana.”