Notícias

Projeto auxilia propriedades leiteiras com manejo de bezerras

publicado: 10/06/2022 13h26, última modificação: 18/11/2022 16h24
100620224.jpeg

O projeto de extensão Curso de Manejo de Bezerras Leiteiras, idealizado pelo professor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, da Ufac, Eduardo Mitke Brandão Reis, auxilia produtores rurais enquanto capacita alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária. 

Alunos visitam propriedades rurais com o objetivo de auxiliar comunidades leiteiras e acompanhá-las com a supervisão do professor Eduardo Mitke. “Para que aprendam na prática, cada discente de graduação e pós-graduação é responsável por uma propriedade. São sete propriedade rurais que os alunos visitam duas vezes por semana, para capacitar essa mão de obra”, disse. 

100620225.jpeg

A criação de bezerros leiteiros é importante para o profissional que pretende fornecer assistência técnica para os produtores, visto que determina a qualidade dos animais da propriedade.

Desde pesagem dos bezerros, até diagnóstico e cirurgias, o projeto fornece conhecimento prático aos discentes e contribui socialmente para comunidade. “Aumenta a produção de leite dos produtores e a sua qualidade de vida, abaixa o êxodo rural, gera renda, então é enriquecedor para nós e para os alunos”, contou o professor.

O acompanhamento é gratuito, quem tem interesse no serviço basta mandar uma mensagem para o perfil do projeto no Instagram.

100620226.jpeg

(Ellem Jady, estagiária Ascom/Ufac)