Projeto de pesquisa monitora qualidade da água em lagoas da Ufac

publicado: 14/12/2022 11h17, última modificação: 15/12/2022 09h58
Projeto de pesquisa monitora qualidade da água em lagoas da Ufac.jpg

Projeto de pesquisa da Ufac monitora a qualidade física, química e microbiológica da água de lagoas do campus-sede, em Rio Branco. As coletas de amostra iniciaram em janeiro de 2022 e foram repetidas trimestralmente, visando avaliar o comportamento nos períodos de seca e cheia. Até agora foram realizadas quatro coletas nos dois lagos escolhidos para estudo.

O monitoramento é realizado pelos técnico-administrativos da Unidade de Tecnologia de Alimentos (Utal), Ludmila Brandão e Osmar Torres, em parceria com o professor do programa de pós-graduação em Geografia, Alexsande Franco. Eles são os criadores do projeto, intitulado Monitoramento da Qualidade da Água nas Lagoas da Ufac.

Os membros do projeto ressaltam a importância do trabalho para entender como se comporta a qualidade da água das lagoas do campus-sede quanto à potencial carga de resíduos oriundos de fontes poluidoras da universidade e de fora dela. “Nessa direção, conhecer as características da água é avaliar a saúde ambiental do lago, assegurando proteção e preservação da biodiversidade no campus da universidade”, disse Ludmila Brandão.