Startups da Ufac participam de evento no RJ sobre inovação

publicado: 19/01/2022 15h31, última modificação: 18/11/2022 16h24
Inovacao.jpg

Estudantes da Ufac participaram do Rio Innovation Week, entre os dias 13 e 16, no Rio de Janeiro, com três startups selecionadas no primeiro edital do Programa Inova Amazônia, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Rio Innovation Week é o maior encontro sobre tecnologia e inovação da América Latina.

Os projetos participantes foram as startups Decomplast, que está desenvolvendo um biodegradador de plástico; Aedes Biotech, que desenvolve um biopesticida para controle do mosquito ‘Aedes aegypti’; e a Biocacau, que desenvolve um bioinoculante para controle da vassoura-de-bruxa, principal doença que atinge a planta do cacaueiro.

Para a professora do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Ufac, Clarice Maia Carvalho, que integra as startups, a participação de estudantes e docentes em um encontro desse porte permite a interação com o universo de startups de todo o Brasil. “O evento permite a troca de informações e experiências, além da possibilidade de encontrar investidores interessados nas startups com desenvolvimento de produtos a partir do bioma amazônico.”

Os participantes tiveram a oportunidade de expor as startups presencial e virtualmente para o público e investidores, além estarem em treinamentos e mentorias. O Rio Innovation Week contou com mais de 500 palestrantes, além da presença de mil startups e 190 expositores; tratou dos impactos da tecnologia na transformação dos negócios e da sociedade.

O Programa Inova Amazônia tem como objetivo estimular startups, micro e pequenas empresas inovadoras a desenvolverem produtos e serviços sustentáveis, a partir de recursos naturais da biodiversidade da região. Em 2021, contou com a edição Acre e Rondônia.

Participantes

Decomplast: professora Clarice Maia Carvalho, como coordenadora, e os estudantes de graduação Bruno Jhosef, Thalya Rodrigues e Narcya Trindade.

Aedes Biotech: estudante de doutorado Gleison Rafael Queiroz Mendonça, como coordenador, e Clarice Maia Carvalho.

Bicacau: estudante de doutorado Fernanda Viana Diniz, como coordenadora, e Clarice Maia Carvalho.

Startups da Ufac participam de evento no RJ sobre inovação