Trio de Cordas da Ufac faz concerto para alunas de Pedagogia

publicado: 31/08/2022 10h54, última modificação: 31/08/2022 10h55
310820221.jpeg

O Trio de Cordas da Ufac fez um concerto didático com músicas de Joseph Haydn e Beethoven para alunas do 7º período do curso de Pedagogia, no âmbito da disciplina Ensino de Arte 2, ministrada pela professora Hanna Talita Araujo. A apresentação ocorreu na sexta-feira, 26, no espaço cênico do Teatro Laboratório, no campus-sede.

“O intuito foi aproximar as estudantes da música clássica e fomentar discussões acerca da importância da música na educação, por meio da apreciação estética e do bate-papo com os músicos”, disse Hanna. “Para as alunas do curso de Pedagogia este momento se mostrou ímpar.”

Para a estudante Carmem Andrea de Oliveira Lima, a experiência “foi incrível”; ela também destacou a oportunidade de aprender com os artistas. “Assistir a um espetáculo pela televisão é muito bom, mas ao vivo é melhor ainda”, ponderou. “Ter uma aula com um trio de cordas, tocando alguns clássicos e entendendo alguns detalhes do andamento de uma orquestra, de uma obra, dos instrumentos, afinações, foi fantástico.”

A aluna Andegleuma Sales vivenciou uma grande emoção ao ouvir o concerto de perto. “Eu podia sentir vibrar no meu peito; não consigo descrever o misto de emoções que senti”, contou. “Sou apaixonada por música e me senti privilegiada em poder ouvir pela primeira vez, ao vivo, o som do violoncelo.”

O Trio de Cordas da Ufac é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; é composto por Pedro Silva Cruz (violino), Leticia Porto Ribeiro (violoncelo) e Thomaz Ribeiro Rocha (viola).