Ufac celebra ações de parceria com a Prefeitura de Rio Branco

publicado: 04/10/2022 16h16, última modificação: 04/10/2022 16h16
Universidade passa a contar com abastecimento de água 24 horas por dia pela Saerb; Acesso ao PZ será sinalizado pela RBTRANS
041020222.jpeg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, recebeu na manhã desta terça-feira, 4, o prefeito de Rio Branco (AC), Tião Bocalom (Progressistas) no gabinete da Reitoria. A pauta foi a ligação, que aconteceu recentemente, da rede abastecimento interna da universidade à adutora do Ipê, o que garante abastecimento de água 24 horas pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb). Durante a reunião também foi tratado sobre a sinalização horizontal do acesso ao Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac e a manutenção da malha viária do campus.

Com a entrega e inauguração de várias obras, o consumo de água no campus aumentou e houve o agravamento da situação de falta de água. A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Saerb, solucionou o problema com uma nova ligação, desta vez na adutora do bairro Ipê, nos arredores da universidade. Essa nova ligação proporciona abastecimento regular, 24 horas por dia no campus-sede.

Guida lembrou que a redução no abastecimento de água vinha acontecendo há algum tempo, e nos últimos 30 dias a situação piorou. “Procuramos o prefeito Tião Bocalom que, juntamente com a equipe do Saerb, prontamente nos atendeu e em menos de 30 dias o problema já estava solucionado; hoje contamos com uma nova rede e com água 24 horas”, disse a reitora. “A comunidade acadêmica agradece muito essa parceria com a Prefeitura de Rio Branco”.

Outra ação fruto da parceria entre as entidades é a sinalização horizontal do acesso ao PZ, realizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS). A estrada foi construída pelo Exército Brasileiro, garantindo o acesso ao parque mesmo durante o período do inverno, uma demanda solicitada há muito tempo pela comunidade acadêmica. O novo acesso ao PZ, agora por dentro da universidade, deve ser entregue em outubro deste ano.

Reitora e prefeito trataram também da manutenção da malha viária do campus-sede da universidade, que deve ocorrer por meio de um termo de cooperação. “A gente também solicitou uma cooperação para fazer um recapeamento do campus, uma vez que estamos sem orçamento. O prefeito também está nos brindando com mais essas parcerias tão importante para a única universidade pública federal de ensino superior do nosso estado; nossa gratidão ao prefeito e toda a sua equipe”, disse ela.

041020223.jpeg

Tião Bocalom destacou a parceria de longa data entre Ufac e prefeitura de Rio Branco. “Sem dúvida  nenhuma a universidade sempre foi uma grande parceira da prefeitura de Rio Branco, especialmente da nossa gestão”, afirmou o prefeito. “Conseguimos resolver o problema da falta de água definitivamente. Nunca se teve água 24 horas na Ufac e graças a Deus e a equipe do Saerb, que trabalhou muito bem para que pudesse colocar água 24 horas na universidade. É esse o nosso projeto para a cidade inteira, pelo menos aqui estamos podendo ver isso acontecer. Eu estou feliz que a nossa equipe está, realmente, fazendo esse trabalho”, disse.

Participaram da reunião o vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira;  o prefeito do campus-sede da Ufac, Antonio Artheson Silva da Cruz; o diretor presidente do Saerb, Enoque Pereira e membros da equipe da prefeitura.