Ufac e MP-AC firmam acordo em benefício da alimentação escolar

publicado: 11/11/2022 13h24, última modificação: 11/11/2022 13h37
MP.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o procurador-geral do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC), Danilo Lovisaro do Nascimento, assinaram protocolo de intenções com o objetivo de apoiar ações realizadas pelo Centro Colaborador em Alimentos e Nutrição Escolar (Cecane), da Ufac, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar do Estado do Acre. A solenidade de assinatura ocorreu nessa quinta-feira, 10, na sede do MP-AC.

O ministério vai disponibilizar espaço físico, equipamentos eletrônicos e acesso à internet aos membros do Cecane em Cruzeiro do Sul, além de carro e combustível para o trabalho de monitoramento nos municípios e comunidades previstas no plano de trabalho.

O Cecane é uma unidade de referência constituída para desenvolver ações de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar, com estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas prioritárias e nas formas de atuação definidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

“Esse é um projeto que tem dado muito certo e do qual sou fã. Apoio desde o início”, disse a reitora Guida Aquino. “Tem feito um papel muito relevante para nutrição, alimentação saudável da nossa universidade, é uma ação que nos orgulha muito.”

O titular da Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente de Cruzeiro do Sul, promotor de Justiça Leonardo Honorato Santos, ressaltou que o MP-AC auxilia o governo estadual e as prefeituras no processo de compra de produção da agricultura familiar para a merenda escolar. Mas era necessário um parceiro para acompanhamento da qualidade da alimentação nas escolas públicas do Estado.

“Essa parceria é muito interessante e chegou em boa hora, porque nós não dominamos o conhecimento da burocracia de dentro da escola, que envolve a parte nutricional de gestão do alimento, do preparo e da medida, para consumo dos alunos”, comentou Honorato Santos.

A coordenadora do Cecane, Vânia Thais Silva Gomes, salientou que a parceria entre a Ufac e o MP-AC busca a garantia da segurança alimentar e nutricional através do fomento para inserção da agricultura familiar na merenda escolar do Acre.