Notícias

Ufac entrega obra de pavimentação do acesso interno ao PZ

publicado: 07/12/2022 16h31, última modificação: 07/12/2022 16h31
071220223.jpeg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou da cerimônia de entrega da obra de pavimentação do acesso interno ao Parque Zoobotânico (PZ), na manhã desta quarta-feira, 7. A obra, orçada em mais de R$ 3 milhões, era uma demanda antiga da comunidade acadêmica e dos pesquisadores do PZ; foi executada pelo 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC). Guida também esteve na entrega do recapeamento asfáltico do estacionamento L, no bloco do curso de Educação Física. 

Os recursos para pavimentação do acesso ao PZ foram próprios da universidade; as obras seguiram o plano de trabalho do termo de execução descentralizada (TED) iniciado em 2020. O asfaltamento marca o fim de uma época com carros atolados durante o período de chuvas no inverno amazônico. 

071220224.jpg

A reitora agradeceu ao apoio da parceria com 7º BEC, Prefeitura de Rio Branco e Prefeitura do Campus, além da paciência dos servidores do parque. “São 42 anos de espera pela entrega deste acesso pavimentado”, disse. “Hoje estamos consolidando e celebrando esta obra para nossos queridos servidores do PZ, a comunidade acadêmica e toda a sociedade acreana que frequenta o parque.”

Guida lembrou que a história da obra começou antes da assinatura do TED, em 2012, quando Minorou Kinpara, presente na solenidade de entrega, foi eleito reitor e ela, vice-reitora. “Ainda vamos trabalhar muito pela Ufac até o fim de 2026”, acrescentou.

O comandante do 7º BEC, tenente-coronel Breno Edmundo Brito Victoriano, destacou o trabalho do batalhão no desenvolvimento da Amazônia e comemorou a parceria com a Ufac. “O 7º BEC é um dos batalhões tradicionais da região amazônica”, afirmou. “A engenharia do exército brasileiro em muito colaborou, diretamente, com o desenvolvimento da nossa Amazônia.” 

071220225.jpg

O 7º BEC foi responsável pela execução de todas as etapas da obra, desde a retirada da mata virgem até a pavimentação. “Foi uma oportunidade única para nós”, concluiu Brito Victoriano. “Agradecemos a confiança que nos foi depositada. É uma alegria poder contribuir com esta obra, que era um pleito antigo.”

A sinalização horizontal foi feita pela Prefeitura de Rio Branco. O prefeito Tião Bocalom estava presente na solenidade e reafirmou a parceria entre as instituições. “Contribuir com a educação em nível de Rio Branco é a nossa meta e é o que temos feito na prefeitura. Essa é uma parceria muito boa e vai continuar a dar bons frutos; quem ganha é nossa sociedade.”

Também participaram da mesa de honra o vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira; o prefeito do campus, Artheson Silva da Cruz; e o coordenador do PZ, André Lobato. 

071220226.jpg

Linha do tempo

- 2020: Início das tratativas para parceria com o 7º BEC;

- Julho de 2021: Assinatura do plano de trabalho do termo de execução descentralizada (TED) para implementação da via de acesso interno ao PZ;
- Junho de 2022: Reitora Guida Aquino reúne-se com o general do Exército, Júlio Cesar de Arruda, para tratar da entrega da via de acesso interno ao PZ e do estacionamento do bloco do curso de Educação Física.

- Dezembro de 2022: Entrega das obras. 

Leia mais: 

Ufac e 7º BEC firmam plano para pavimentação do acesso ao PZ

Reitora da Ufac e 7º BEC tratam da finalização do acesso ao PZ

Ufac celebra ações de parceria com a Prefeitura de Rio Branco