Notícias

Ufac firma parceria com Eletrobras e Funtac por biocombustível

publicado: 08/12/2022 16h08, última modificação: 09/12/2022 09h19
eletro-Funtac.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou de reunião para assinatura de termo de cooperação técnica e financeira com a Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) e as Centrais Elétricas do Norte de Brasil (Eletrobras/Eletronorte), na manhã desta quinta-feira, 8. O objetivo do termo é a conclusão da implantação da usina de craqueamento para produção de biocombustível (diesel vegetal). 

Guida ressaltou a importância da cooperação com instituições que investem recursos para pesquisa e desenvolvimento na Ufac. “Parcerias como essa com a Eletrobras são fundamentais para o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão na Ufac.”

Os recursos do repasse financeiro da Eletrobras, previstos no termo, serão utilizados para a revitalização da usina, que se encontra instalada nas dependências da Funtac. A usina produz ecodiesel a partir do craqueamento catalítico de óleos e gorduras; visa atender ao projeto da linha de transmissão Porto Velho-Abunã-Rio Branco.

A Ufac é a responsável pela coordenação acadêmica do projeto, com envolvimento de professores e pesquisadores do curso de Química. Com a revitalização da unidade, a Ufac terá uma infraestrutura que será utilizada em diversos projetos do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), em cursos de graduação e pós-graduação.

Participaram da reunião, pela Ufac, o vice-reitor Josimar Ferreira; o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid; o diretor do CCBN, Marco Antonio Amaro; o coordenador acadêmico do projeto, Carlos Eduardo Garção; o professor do CCBN, Alcides Santos. Pela Eletrobras, o diretor de Engenharia, Domingos Romeu Andreatta; o assessor da Diretoria de Engenharia, Thiago Pereira Soares; o gerente do Departamento de Gestão de Programas de Governo da Diretoria de Engenharia, Rogério Lucas Dias; o gerente do Departamento de Produção da Transmissão AC e RO-OPTR, Ediney Cruz Nascimento; o gerente da Divisão de Transmissão de Rio Branco-OPTR, Rafael Pereira Nishihira. Pela Funtac, a presidente Missara Martins Guimarães Oliveira; e o gestor de políticas públicas Tom Sérgio.