Notícias

Ufac forma primeira turma de mestrado em Ciências Ambientais do campus de Cruzeiro do Sul

publicado: 01/04/2022 11h14, última modificação: 18/11/2022 16h24
Materia_Entrega do Diploma.jpg

A primeira turma do mestrado em Ciências Ambientais da Ufac, campus Floresta, foi diplomada pela reitora Guida Aquino, vice-reitor Josimar Batista, coordenadora do mestrado Sonaira Silva. O primeiro diploma foi entregue ao discente Leonardo Santos, sob orientação do Prof. Dr. Charles Rossi.

“Estamos muito felizes em formar essa primeira turma e também por entender que a Ufac exerce um papel fundamental na formação desses profissionais que ajudam no desenvolvimento do Estado, principalmente por ser a única pública e gratuita”, comenta a reitora. 

O vice-reitor Josimar Batista foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação durante as primeiras articulações para conceber o mestrado e foi um dos responsáveis pela concretização do programa. “Em 2017, recebemos equipe da Capes da área de Ciências Ambientais, oportunidade em que apresentamos a Ufac, estrutura e cursos de graduação, além de visitar, em campo, regiões do Juruá em que o mestrado poderia contribuir”.

Um dos discentes do curso e simbolicamente o primeiro diplomado da turma, Leonardo Santos, falou da importância do mestrado em sua formação. “Quando cheguei em Cruzeiro do Sul como promotor de justiça, reuni-me com a professora Guida Aquino, que à época era vice-reitora, para falar o quanto a Ufac era importante para a formação regional e assim precisávamos de um mestrado aqui em Cruzeiro do Sul. Então, o mestrado chegou”, relembra.

O mestrado em Ciências Ambientais é um dos dois mestrados da Região do Juruá no Acre, que está em atividade desde 2019, ofertando 18 vagas todos os anos. “Este mestrado é um sonho que se tornou real para a Ufac no Juruá, possibilitando a formação continuada de profissionais de diferentes áreas, como Ciências Agrárias, passando pelo Direito, Enfermagem, Pedagogia, entre outros”, frisa a coordenadora do curso.