Ufac formaliza parceria em pesquisa com universidade peruana

publicado: 01/12/2022 18h06, última modificação: 01/12/2022 18h08
011220229.jpg

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da Ufac participou do Mês da Ciência, Arte e Cultura-2022, no 2º Congresso Internacional de Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo, em Cusco (Peru), entre os dias 20 e 27 de novembro. Durante o evento, promovido pela Universidade Nacional de San Antonio Abad de Cusco (Unsaac), foi formalizada uma parceria na área de pesquisa entre as universidades peruana e brasileira.

A comitiva da Ufac apresentou aos peruanos programas de pós-graduação (PPGs), como Saúde Coletiva; Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental; Sanidade e Produção Animal; Produção Vegetal; Ciência Florestal; Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia; Letras: Linguagem e Identidade; Ensino de História e Geografia.

Os representantes dos PPGs falaram de grupos de pesquisa da Ufac e das oportunidades de intercâmbio entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação de ambas as instituições. “Esse é mais um passo em nossas ações de fortalecimento da internacionalização da pesquisa na Ufac”, disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho. “Precisamos pensar com nossos irmãos da América Latina, sobretudo da região amazônica, o futuro de nossas nações; e as universidades têm papel fundamental nessa tarefa.”

O vice-reitor de Pesquisa da Unsaac, Leóncio Roberto Acurio Canal, ressaltou que a parceria trará grandes sucessos e avanços significativos na área da pesquisa. “Temos certeza de que nossos irmãos vindos do Brasil trouxeram grandes contribuições para a pesquisa latino-americana.”

0112202210.jpeg