Ufac inicia 31° Seminário de Iniciação Científica

publicado: 21/09/2022 17h57, última modificação: 21/09/2022 17h57
CapaPIBIC.jpg

“Três Décadas de Pesquisa através dos Projetos Pibic”. Com esse tema, o 31° Seminário de Iniciação Científica da Ufac teve cerimônia de abertura nesta quarta-feira, 21, no Teatro Universitário do campus-sede, em Rio Branco. Com programação até 30 de setembro, o evento é realizado também no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, e é destinado a alunos da graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores. A programação completa pode ser acessada no site do seminário

Para a reitora Guida Aquino, o estudante que procura a bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) tem em sua carreira acadêmica a curiosidade e a intenção de ser um cientista. Na Ufac, o programa conta com 117 bolsas ofertadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 170 pela Ufac.

“Trabalhamos para oportunizar a quem estuda na única universidade pública de ensino superior desse Estado, que chega nos locais mais longínquos, a vivência da universidade e o despertar do pesquisador que está dentro deles”, disse Guida. “Queremos continuar ampliando a quantidade de bolsas ofertadas, pois a ciência está aqui ao redor de todos nós.”

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida de Lima Carvalho, destacou que é na iniciação científica que o aluno tem o primeiro contato com um projeto de pesquisa. “É onde eles descobrem problemas, formulam hipóteses, definem objetivos, identificam metodologias e buscam, realmente, desenvolver um trabalho que tem resultados importantes.” Ela lembrou ainda que, mesmo com a ordem de recursos para pesquisa sendo reduzida na universidade, as bolsas continuam sendo priorizadas pela administração superior.

coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq, Lucimar Batista Almeida.

A solenidade de abertura contou com a palestra “Investimentos e Perspectivas Futuras da Pesquisa na Região Norte”, ministrada pela coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPq, Lucimar Batista Almeida.

Também participaram da solenidade o vice-reitor da Ufac, Josimar Batista; a diretora de Pesquisa, Lidiane Assis Silva; e a coordenadora de Iniciação Científica, Keiti Roseani Mendes Pereira.