Ufac inicia 3º Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural

publicado: 22/11/2022 10h05, última modificação: 22/11/2022 10h39
AC.jpg

A Ufac realizou a cerimônia de abertura do 3º Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: Práticas e Desaprendizagens, nessa segunda-feira, 21, no Teatro Universitário, campus-sede.  A programação segue até quinta-feira, 24, e conta com palestras, mesas-redondas, oficinas e espetáculos nos espaços da universidade e no teatro do Sesc Centro.

Realizado pela Ufac, em parceria com as Universidades Federais do Rio Grande do Norte e de Santa Maria, o evento tem o objetivo de debater e apresentar práticas de acessibilidade cultural nas artes cênicas.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Morais, representando a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância das parcerias e de como é possível realizar grandes eventos trabalhando juntos. Ele ainda falou sobre o futuro da universidade e a relevância do tema. “Sonhamos com uma universidade integrada, que conheça sua comunidade e olha para os problemas em busca de soluções. Que o Acre e o Brasil possam crescer cada vez mais levando acessibilidade a todos.”

Antes do pronunciamento, os participantes do dispositivo de honra fizeram uso da audiodescrição, um recurso de tecnologia assistiva que consiste em traduzir imagens em palavras para que pessoas com deficiência visual se sintam inseridas.

O coordenador do evento, Carlos Alberto Ferreira da Silva, agradeceu a participação de todos e o empenho das instituições parceiras. Ele informou que o encontro tem mais de mil inscritos nas atividades presenciais e mais de 600 participantes de forma remota.

Também participaram da solenidade de abertura o coordenador do curso de Artes Cênicas (licenciatura) e de ABI-Teatro (área básica de ingresso), Écio da Cunha; o coordenador do programa de pós-graduação em Artes Cênicas, Leonel Carneiro; o coordenador do Núcleo de Apoio à Inclusão, João Xavier; a coordenadora da divisão de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação e Esportes, Shirlei Lessa; e o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Manoel Pedro de Oliveira Gomes.

Encontro debate acessibilidade cultural nas artes cênicas

Projeto de extensão lança audiolivro de escritas e vivências poéticas