Seminário na Ufac acompanha projetos de pós-graduação

publicado: 24/08/2022 16h15, última modificação: 24/08/2022 16h20
240820226.jpeg

A Ufac deu início ao 1º Seminário de Acompanhamento de Projetos, aprovados no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal. O evento começou na manhã desta quarta-feira, 24, e tem duração até o fim da tarde de sexta-feira, 26, no anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus-sede.

O seminário reúne pesquisadores, pró-reitores de pós-graduação de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa, coordenadores de projetos e equipe técnica para acompanhamento dos resultados parciais dos 67 projetos apoiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

240820227.jpeg

A reitora Guida Aquino, em seu pronunciamento na solenidade de abertura, tratou das assimetrias entre os participantes e representantes dos cursos de pós-graduação na região amazônica. “No Acre temos quatro municípios de difícil acesso, aonde só se chega de barco ou pequenas aeronaves, e a Ufac tem um curso de formação indígena que oportuniza àquela população ensino superior na única universidade pública federal do Estado do Acre”, disse. “Hoje a Capes nos deixa mais felizes em possibilitar a realização de mestrado e doutorado para essa população, sendo dez vagas de doutorado e 15 vagas de mestrado.”

Além disso, Guida abordou a perda de doutores na região amazônica. “Poucos meses após dar posse a um professor com doutorado, recebemos o pedido de redistribuição, pois não há as devidas condições para que ele possa progredir em suas pesquisas”, ponderou Guida. “Precisamos desse apoio para avançar na nossa região com essa política, ajudar a romper essa assimetria, como os grandes centros, na pós-graduação; não queremos um grande número de programas, precisamos de apoio para mantê-los.”

240820228.jpeg

O evento contou com a presença da presidente da Capes, professora Cláudia Mansani Queda de Toledo. “Estamos unidos ainda por uma causa que perpassa o Programa de Desenvolvimento de Pós-Graduação na Amazônia Legal, que é o trabalho que passou de uma dimensão individual de cada instituição para se tornar uma força coletiva dentro de um programa”, comentou. “Quando 27 instituições se unem em torno de 67 projetos, somos um grande grupo de trabalho em torno de um objetivo, que é buscar uma redução de assimetrias culturalmente embutidas em nosso país; esta é a grande causa deste encontro.”

O seminário terá o lançamento da 3ª Edição do PDPG: Parcerias Estratégicas nos Estados, às 19h, com a presença da presidente da Capes; da diretora de Programas e Bolsas no País, Zena Martins; da pró-reitora de Pós-Graduação da Ufac, Margarida Lima Carvalho; e representante do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.