Ufac inicia seminário sobre saúde mental e qualidade de vida

publicado: 07/04/2022 15h49, última modificação: 18/11/2022 16h24
SaudeMental.jpg

A Ufac e o Grupo de Pesquisa Psicologia e Relações Étnico-Raciais da Universidade de São Paulo (USP) realizaram a cerimônia de abertura do 1º Seminário Saúde Mental, Qualidade de Vida e Bem Viver na Universidade, nessa quarta-feira, 6, no auditório Pedro Martinello, no Anfiteatro Garibaldi Brasil do do campus-sede. O evento continua até sábado, 9.

O seminário tem por objetivo promover saúde e qualidade de vida no ambiente acadêmico e discutir a importância da assistência psicológica. “Quase 80% dos nossos alunos se encontram em vulnerabilidade econômica e faremos o possível para que esses alunos não desistam da vida acadêmica. Buscamos abraçar todas as políticas de inclusão para que isso não ocorra”, salientou a reitora Guida Aquino, em sua fala de abertura do evento.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Dayan Bastos, falou sobre a procura de atendimento psicológico por parte dos alunos da universidade. “Diante do cenário de pandemia, fica cada vez mais evidente a quantidade de pessoas que precisam de apoio psicológico. Considerando isso, a assistência estudantil da universidade está buscando instituir um programa que possa impulsionar ações na área de atenção à saúde.”

Segundo a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Oliveira da Cruz, mesmo diante da suspensão das atividades presenciais, o atendimento psicológico continuou ocorrendo de maneira remota. “Montar uma rede para atendimento com rodas de conversa foi muito importante para manter apoio a nossa comunidade.”

O professor do Instituto de Psicologia da USP, Alessandro de Oliveira dos Santos, destacou a importância do diálogo sobre temas como saúde e bem-estar no ambiente acadêmico, enfatizando a importância de profissionais como psicólogos e assistentes sociais como ferramentas de suporte em instituições de ensino superior na Amazônia.

(Gabriel Verçoza, estagiário Ascom/Ufac)