Ufac lança plataforma para emissão de diploma digital

publicado: 14/06/2022 13h14, última modificação: 18/11/2022 16h24
140620225.jpg

A Ufac realizou o lançamento de sua nova plataforma de emissão de diploma, o Diploma Digital, que ficará disponível para download. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 14, no auditório do Órgão dos Colegiados Superiores, no campus-sede, em Rio Branco. A inovação tecnológica proporciona benefícios, como redução de custos, agilidade, transparência no processo e desenvolvimento sustentável, com o fim da adoção do diploma em papel.

140620226.jpg

A partir da próxima semana, a Ufac começa a emissão de diplomas no novo formato, inicialmente para cursos de graduação. O diploma digital ficará disponível no Portal do Aluno para ser baixado; são dois arquivos, sendo um XML e outro a Representação Visual do Diploma Digital (RVDD), em PDF. Os arquivos gerados podem ser validados no portal do Ministério da Educação (MEC) ou no portal de validação de diplomas disponibilizado pela Ufac. O prazo para emissão de diploma será de até 60 dias.

O RVDD não pode ser confundido com o diploma digital, ele complementa o XML, que contém os dados do aluno e sua autenticidade pode ser verificada. Para fins de validação do diploma digital, o RVDD contém um QR Code no verso, que pode ser verificado apontando a câmera do celular; além de um link de validação, o que garante a legitimidade jurídica necessária.

140620227.jpg

O diploma digital da Ufac contempla o uso do nome social do aluno, conforme decretos e legislação vigentes, bastando ser solicitado na etapa de colação de grau.  E oício do processo de digitalização da emissão de diplomas ocorreu em 2018, com uma portaria do MEC que instituiu o diploma digital.