Notícias

Ufac realiza abertura do 1º Fórum dos Autistas Adultos do Acre

publicado: 01/12/2022 17h58, última modificação: 01/12/2022 18h13
011220226.jpg

“Crescer em Possibilidades”. Este é o tema central do 1º Fórum dos Autistas Adultos do Acre, realizado pela Ufac em parceria com o Ministério Público do Acre (MP-AC). O evento teve abertura na manhã desta quinta-feira, 1, e tem programação até sexta-feira, 2, no Teatro Universitário, campus-sede, em Rio Branco. A atração principal do fórum é a palestrante convidada, neuropsicóloga e autista diagnosticada Gabriela Neuber. 

O fórum é uma ação do programa de extensão Autismos: Do Lado de dentro do Espectro e tem como objetivo promover discussões sobre desafios e possibilidades vivenciados pelos jovens e adultos autistas a partir de suas vozes.  

O representante da Reitoria e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), professor Valmir Freitas de Araújo, destacou que o autismo é pouco discutido. “Vamos encarar o fórum como uma semente; esse é o primeiro e nos próximos anos vamos ter a sequência no sentido de sensibilizar, levar informações e trazer as pessoas para discutir esse problema tão complexo e tão profundo”, afirmou. 

A técnica em assuntos educacionais e coordenadora do programa Autismos: Do Lado de dentro do Espectro, que deu origem ao fórum, Rauana Batalha, abordou a falta de políticas públicas voltadas aos autistas na fase adulta. “As crianças crescem e na rede estadual de saúde não há mais possibilidade de diagnóstico ou terapia. Nas escolas o acompanhamento ainda é feito com muita dificuldade, pois os problemas aumentam com a idade adulta e aumentam a ansiedade e a depressão, que são comuns ao autismo”, disse. “As pessoas não estão preparadas para lidar com isso também na universidade; aí é que fica mais difícil, pois poucos autistas conseguem chegar ao ensino superior.” 

011220228.jpg

Segundo Rauana, o fórum foi pensando para dar visibilidade a esses problemas, inclusive a partir da experiência dos próprios autistas. “A neuropsicóloga e palestrante convidada é autista e outras pessoas que vão participar de mesas-redondas também estão dentro do espectro”, contou. “São pessoas que vão falar do lado de dentro, das próprias vivências; não são apenas coisas de livros, às vezes até de mitos que são perpetuados por muito tempo. Vamos falar de realidade e informações muito atuais a respeito disso.” 

Também participaram da solenidade de abertura o secretário-geral do MP-AC, Glaucio Oshiro; a secretária adjunta da Secretaria de Saúde do Estado do Acre, Ana Beatriz de Assis Souza; e a presidente da Associação Família Azul do Acre, Heloneida da Gama.

011220227.jpg