1ª Semana Acadêmica de Direito ocorre no campus Floresta da Ufac

publicado: 30/10/2023 10h19, última modificação: 30/10/2023 15h20
1ª Semana Acadêmica de Direito ocorre no campus Floresta da Ufac.jpg

Como projeto de extensão coordenado pela professora Renata Freitas com o Centro Acadêmico de Direito do Vale do Juruá, ocorreu a 1ª Semana Acadêmica de Direito do Vale do Juruá (Sadjur), de 16 a 20 de outubro, no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. Com o tema “Acesso à Justiça na Amazônia Acreana”, o objetivo do evento foi integrar a sociedade e organizações civis com o curso de Direito, agregando melhorias para a Justiça local.

A solenidade de abertura contou com palestra sobre aplicabilidade de direitos humanos pelas instituições jurídicas no Vale do Juruá, ministrada pelo advogado Gomercindo Rodrigues. Ele também relatou sua experiência como ambientalista junto ao líder seringueiro Chico Mendes.

1ª Semana Acadêmica de Direito ocorre no campus Floresta da Ufac (2).jpg

A programação contou com participação de sindicatos e associações da região, abordando a luta para acesso à Justiça; da Defensoria Pública do Estado do Acre, apresentando como o acesso à saúde é efetivado através de suas ações. Também houve um diálogo sobre construção de políticas públicas no Vale do Juruá, entre o representante do Instituto Fronteiras, professor Charles B. Rossi, e o Ministério Público; e uma mesa-redonda sobre violência de gênero no Acre, conduzida pela professora Flávila d’Ávila. Além disso, a semana promoveu minicursos de práticas profissionais com advogados da região, nas áreas cível, previdenciária e trabalhista.

O encerramento teve apresentações de pesquisa e extensão realizadas pelo curso de Direito, e mesa-redonda sobre gargalos para efetivação do acesso à Justiça na Amazônia acreana, com participação da presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ocilene Alencar; da juíza do Tribunal de Justiça do Acre, Gláucia Gomes; do promotor de Justiça, André Pinho; do defensor público João Augusto Câmara; e do extensionista e aluno do curso de Direito, Luís Eduardo Rocha.

Também apoiaram o evento a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, o Sinteac, a Adufac, o Senai, o MP-AC, a OAB-Juruá, a atlética Soberana e a Liga da Atléticas, além de empresas, escritórios e comércio local.