5ª Semana de Engenharia Civil comemora 30 anos do curso

publicado: 20/11/2023 11h24, última modificação: 20/11/2023 11h25
5ª Semana de Engenharia Civil comemora 30 anos do curso (2).jpg

A Ufac promoveu a abertura da 5ª Semana de Engenharia Civil, que tem como tema “Celebrando a Herança, Construindo Futuro”. O evento comemora os 30 anos de criação do curso; tem programação com palestras, minicursos, visitas técnicas, apresentação de trabalhos e competições. A semana começou nesta segunda-feira, 20, e prossegue até sexta-feira, 24, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede.

Coordenado pelo professor Yuri Sotero, o evento reúne alunos de diversas instituições de ensino e profissionais para uma ampla discussão sobre tendências e avanços tecnológicos na engenharia civil. Um dos destaques da programação é a competição técnica sobre pontes feitas de palitos de picolé.

5ª Semana de Engenharia Civil comemora 30 anos do curso.jpg

A pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, representando a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a contribuição do curso para o desenvolvimento do Acre. “A celebração dos 30 anos do curso de Engenharia Civil da Ufac destaca a importância desse programa na formação de engenheiros qualificados. Com a universidade se aproximando de seu 60º aniversário, reiteramos nosso compromisso com o desenvolvimento do Estado através da educação de qualidade.”

O coordenador do curso, Fernando da Silva Souza, ressaltou o legado construído ao longo de três décadas. “É um momento de reconhecer as conquistas e a evolução do curso, que hoje se destaca graças ao apoio contínuo da administração superior e ao trabalho dos mais de 600 egressos que contribuem significativamente para diversos setores, tanto públicos quanto privados, fortalecendo a economia e o desenvolvimento do nosso Estado e nação.”

A palestra de abertura abordou o tema “Obras em Execução pelo Governo do Estado do Acre e o Desafio da Implantação da Rodovia BR-364”, ministrada pelo presidente do Deracre, Sócrates José Guimarães, e pela diretora de Expansão e Planejamento do Deracre, Sula Ximenes. O tema propõe uma reflexão sobre os desafios atuais e futuros na infraestrutura rodoviária do Estado, destacando a importância do papel da engenharia civil no desenvolvimento regional.

Também compuseram o dispositivo de honra na abertura o secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene; a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Acre, Carmem Nardino; o representante da Associação dos Engenheiros do Acre, Giuliano Ribeiro; e o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Acre, Cláudio Mota.