Notícias

Aluna de Biologia compartilha atuação em projeto sobre queimadas

publicado: 12/04/2023 14h26, última modificação: 12/04/2023 15h36
120420232.jpeg

A aluna Suely Oliveira, do curso de Ciências Biológicas do campus-sede da Ufac, participou de ações de extensão em Cruzeiro do Sul, onde ministrou palestra sobre queimadas na Amazônia e atuação de jovens cientistas para cerca de 300 estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Prof. Flodoardo Cabral e realizou capacitações com graduandos de Ciências Biológicas vinculados à residência pedagógica no campus Floresta. As atividades ocorreram de 3 a 6 de abril. 

120420233.jpg

A participação de Suely ocorreu no âmbito do projeto de extensão “Desenvolvendo a Capacidade Local para Ensinar sobre Riscos e Impactos de Incêndios Florestais e Uso Alternativo da Terra na Amazônia”, da Ufac. Nas atividades, ela também compartilhou experiências adquiridas no 2º Workshop: Troca de Saberes e de Ensino sobre Queimadas na Amazônia

“O projeto me dá a oportunidade, como jovem cientista, de compartilhar meu aprendizado e falar de jovem para jovem sobre a importância que temos e precisamos assumir na sociedade, utilizando nosso conhecimento e nossa voz”, disse Suely. “A troca de conhecimentos nos fortalece e une em prol de um único objetivo, que é plantar a semente de um mundo melhor, através de conhecimento e educação.” 

120420234.jpg

A tutora de Suely no projeto, bióloga Yara Araújo Pereira de Paula, destacou a importância da atuação de jovens cientistas para transmissão de conhecimentos socioambientais diante do contexto das queimadas na Amazônia. “Ver a Suely, aluna recém-treinada por mim, levando a extensão e sua experiência adquirida para outras regiões amazônicas é um motivador adicional; já temos mais de 9 mil jovens cientistas distribuídos na Amazônia brasileira, boliviana e peruana.”

O projeto de extensão é coordenado pelos professores Ted Feldpausch (Universidade de Exeter, Inglaterra) e Simone Matias de Almeida Reis (CCBN/Ufac); também conta com parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, Projeto Rede Pantanal e Projeto MAP-Fire.