Aluno de Medicina aborda cobertura de vacina em oficina nacional

publicado: 11/05/2023 12h43, última modificação: 11/05/2023 14h41
110520233.jpeg

O aluno Vinicius Paes, do 6º período do curso de Medicina da Ufac, teve a proposta “Desafios, Perspectivas e Metas para Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Rio Branco, Acre, Brasil” aprovada para a Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, que ocorrerá em 18 de julho, em Goiânia, durante o 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

No trabalho, ele aborda o contexto geral de como ações de imunização ocorrem na capital acreana e apresenta sugestões. “Contribuir com a elaboração das estratégias de imunização para Rio Branco foi gratificante, pois estamos realizando ações de promoção de saúde e evitando o risco de doenças imunopreveníveis”, disse Vinicius. “Como futuro profissional da saúde, é inegável o conjunto de benefícios que a oficina traz para meu desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal.”

As sugestões apresentadas por Vinicius para aumento da cobertura vacinal abordam educação e comunicação em saúde para a população, acompanhamento das carteiras de vacinação durante consultas pediátricas e pré-natal, monitoramento diário dos indicadores de cobertura vacinal, parcerias com instituições públicas e privadas, educação permanente em saúde para profissionais da saúde e educação, busca ativa nas visitas domiciliares, realização de inquéritos locais para avaliar a cobertura vacinal e diálogo com grupos antivacina.

O professor e pesquisador em saúde pública da Fiocruz, Leandro Siqueira, orientador do trabalho, ressaltou a importância de se enfrentar problemas que afetam a cobertura vacinal. “São necessárias estratégias que busquem o fortalecimento de forma descentralizada e intersetorial das ações de vacinação, que devem ser implementadas de forma simultânea com os profissionais da saúde, da educação e, principalmente, com participação ativa da comunidade e da academia.”

O objetivo da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS é reunir autores de estratégias de fortalecimento das ações de imunização nos territórios municipais indicadas por meio da plataforma ImunizaSUS para um diálogo sobre a trajetória de construção e os resultados alcançados por meio desse trabalho.