Notícias
Alunos da escola indígena Tãmãkãyã visitam campus Floresta

A equipe dos Laboratórios de Microscopia e de Zoologia, do Centro Multidisciplinar do campus Floresta da Ufac, recebeu alunos da Escola Estadual Indígena Tãmãkãyã, localizada na aldeia Nova Olinda, km 65 da BR-364, em Cruzeiro do Sul (AC), para realizar atividades práticas, apresentar-lhes a estrutura da universidade e espaços do campus. A visita orientada ocorreu nessa quinta-feira, 27.
As biólogas dos laboratórios da Ufac, Adila Costa de Jesus, Jamiris Andrade da Cruz e Fernanda Portela Madeira, e o professor do Centro de Educação e Letras, Everton Melo, organizaram a ação. Ele realiza sua pesquisa de doutorado na comunidade katukina, com a tese intitulada “Tãmãkãyã: Um Local de Fronteiras entre Matemáticas Culturalmente Constituídas”.
Segundo os organizadores, essa atividade contribui com a luta pela garantia dos direitos dos povos indígenas, entre os quais, o acesso à educação superior, no sentido de propiciar a vivência pedagógica e o conhecimento do ambiente universitário que, futuramente, pode ser ocupado pelos alunos.
O planejamento e as atividades práticas foram realizados em conjunto com a equipe da escola indígena, professores Luzia Vasconcelos de Oliveira, Rocilda Maria Silva de Souza, Juciete Moura Souza da Silva, Marcos Lima Silva, Marileide Lopes dos Santos, Marlise Nascimento Lima, Juliana Rocha Almeida e Benjamim André Katukina, que é diretor escolar e cacique.