Alunos de Agronomia da Ufac realizam programa de compostagem

publicado: 08/11/2023 09h07, última modificação: 08/11/2023 09h23
Alunos de Agronomia da Ufac realizam programa de compostagem.jpg

Equipe composta por 16 alunos do curso de Engenharia Agronômica da Ufac, orientada por servidores e professores, realiza o Programa de Compostagem da universidade, com o objetivo de produzir adubo orgânico na Unidade Experimental Agrícola do campus-sede, a partir de resíduos vegetais gerados na área. O trabalho tem como resultado a produção das primeiras pilhas de compostagem, a partir de outubro deste ano.

A compostagem consiste em transformar resíduos orgânicos em adubo, usado para melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo. A técnica sobrepõe os resíduos para acelerar com qualidade a humificação da matéria orgânica. Produtos de origem animal, como restos de alimento, resíduos vegetais e esterco de animais podem ser utilizados na compostagem.

Segundo o projeto, no campus-sede da Ufac grande quantidade de resíduo vegetal é produzida pela roçagem de áreas de gramado. Essa grama seca é detentora de uma relação carbono-nitrogênio adequada para produção de compostagem, porque resulta em um processo rápido e um produto de alta qualidade.

Desse modo, a ideia é desenvolver um sistema de produção de compostagem na Unidade Experimental Agrícola da Ufac. O programa envolve a participação voluntária de alunos e professores, divididos em escala durante a semana para realização das atividades diárias, sob coordenação da técnica em agropecuária do campus-sede, Núbia Bravin, com apoio do engenheiro agrônomo Sergio Fiuza Furtado e dos professores do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Eduardo Pacca Luna Mattar e Regina Lúcia.

As atividades do Programa de Compostagem da Ufac pretendem associar ensino pesquisa e extensão, por meio de reaproveitamento de resíduos oriundos da manutenção de jardinagem do campus-sede e áreas próximas; produção de composto orgânico para atender projetos; capacitação das comunidades interna e externa para gestão consciente de resíduos orgânicos; geração de recurso financeiro para ações da Ufac; geração de demandas de pesquisa para graduação e pós-graduação; contribuição com o Plano de Gestão Logística e Sustentável da Ufac; redução de custo com insumos agrícolas na Unidade Experimental Agrícola; e contribuição com a curricularização da extensão.