Pesquisa

Artigo aborda influência política sobre isolamento na pandemia

publicado: 01/02/2023 11h00, última modificação: 01/02/2023 11h00
Artigo aborda influência política sobre isolamento na pandemia

Os professores Marcelo Xavier de Oliveira, Leandro Amorim Rosa e Patricia da Silva, do curso de Psicologia da Ufac, e o professor Gustavo Henrique Carretero, da Universidade Federal de Minas Gerais, publicaram o artigo “Covid-19: A Influência de Fatores Psicossociais na Crença acerca da Pertinência do Isolamento Social no Brasil”, na revista “Estudos de Psicologia (Natal)” (vol. 27, n.º 1).

Segundo Leandro Amorim Rosa, o artigo aborda como atitudes e identidades políticas influenciaram na formação da crença sobre o isolamento social no contexto da pandemia da covid-19 e ajuda a evidenciar os efeitos perversos de uma ideologia negacionista contra a contenção do contágio e a proteção de vidas durante a pandemia. 

Foi realizado um estudo correlacional com a participação de 498 pessoas com idade média de 34,9 anos, por meio de preenchimento on-line de questionário sociodemográfico, que compôs os instrumentos da pesquisa com escalas de atitudes e crenças em saúde. Análises descritivas, correlações e análise de regressão linear múltipla foram utilizadas.