Pesquisa

Artigo aborda potencial para pesquisa de insetos no Chandless

publicado: 11/01/2024 12h13, última modificação: 11/01/2024 12h14
Artigo aborda potencial para pesquisa de insetos no Chandless.jpg

O aluno do mestrado em Ciência, Inovação e Tecnologia para Amazônia (Cita), da Ufac, Valdemar de Matos Paula, publicou, em coautoria, artigo sobre o parque estadual Chandless e seu potencial para pesquisa de entomologia aquática, na revista “Research, Society and Development” (Qualis A2). O estudo contou com a colaboração de pesquisadores da Ufac.

Baseado no parque estadual do Chandless, o artigo busca divulgar o local como unidade de conservação e trata dos desafios que envolvem a ecologia de organismos aquáticos. Para isso, a pesquisa é centrada na entomologia aquática, revelando a biodiversidade de insetos aquáticos do Chandless, no sudoeste da Amazônia.

Para Valdemar de Matos Paula, o estudo contribui com a ideia de preservar sem confrontar o conceito de uma Amazônia bioeconômica. “Divulgar dados científicos sobre o Acre e principalmente sobre a Amazônia não é somente colocar o nome em bases científicas, mas também fomentar estudos de grande impacto e contribuição para o Estado”, disse.

O artigo tem como coautores o professor do campus Floresta, José Genivaldo do Vale Moreira, e o professor do curso de Geografia, Rodrigo Otávio Peréa Serrano, ambos orientadores do Cita. Além dos mestrandos Moises Parreiras Pereira, Rodrigo da Gama de Santana, Andesson Oliveira Silva e Flávia Dinah Rodrigues Silva, que é servidora da Secretaria de Meio Ambiente do Acre e atual gestora do parque. O estudo também contou com auxílio do diretor de Pós-Graduação, professor Lisandro Juno.