Artigos abordam evolução cretácea na Amazônia e descoberta de primata

publicado: 10/07/2023 15h07, última modificação: 10/07/2023 15h24
Artigos abordam evolução cretácea na Amazônia e descoberta de primata.jpg

O professor Francisco Ricardo Negri, do Centro Multidisciplinar do campus Floresta da Ufac, publicou, em coautoria com equipes de pesquisa, dois artigos científicos, em inglês: um na revista “PNAS” (vol. 120, n.º 28) e outro na revista “Sedimentary Geology” (vol. 453, julho). Este também com participação do professor Carlos d’Apolito, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, campus-sede da Ufac.

O artigo “An Eosimiid Primate of South Asian Affinities in the Paleogene of Western Amazonia and the Origin of New World Monkeys” trata da descoberta de nova espécie que desvenda a chegada dos primeiros primatas às Américas.

E o artigo “New Insights into the Cretaceous Evolution of the Western Amazonian Paleodrainage System” trata do Projeto Internacional de Perfuração Transamazônica (TADP, na sigla em inglês), que visa extrair amostras geológicas com até 65 milhões de anos do subsolo para entender melhor a história evolutiva da floresta. Negri informou que a pesquisa começou a ser desenvolvida em 2018 no Acre, com visitas em afloramentos geológicos do rio Moa, na Serra do Divisor, conjuntamente com geólogos da Universidade de Brasília e da Universidade de Toulouse (França). “Os resultados do estudo apontam que, há aproximadamente 100 milhões de anos, um rio corria da Amazônia central até o ocidente, chegando na região do Acre, ou seja, o contrário do sistema fluvial atual”, disse.

- Descoberta de nova espécie desvenda chegada dos primeiros primatas às Américas

- Cientistas abrem ‘túnel do tempo’ para estudar o passado remoto da Amazônia