Capes aumenta quantidade de bolsas Pibid para alunos da Ufac

publicado: 04/04/2023 11h04, última modificação: 04/04/2023 11h04
040420235.jpeg

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou a oferta de mais 168 bolsas no valor de R$ 700 para alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Ufac. Atualmente, a universidade conta com 312 bolsas; com o aumento, passa a ter uma oferta de 480. Alunos ingressantes em 2023 também podem concorrer às bolsas.

O programa oferece essas bolsas aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio em escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública de ensino. “O Pibid tem uma importância gigantesca na formação dos nossos estudantes que optaram pela carreira docente”, disse a reitora da Ufac, Guida Aquino.

O objetivo do Pibid é antecipar o vínculo entre futuros mestres e salas de aula da rede pública de ensino, com a intenção de unir secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas em favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica esteja abaixo da média nacional, de 4,4.

Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas disciplinas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: Ciência e Matemática, de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental; e Física, Química, Biologia e Matemática para o ensino médio.