Cadufac oferece apoio a alunos neurodivergentes

publicado: 19/06/2023 12h05, última modificação: 19/06/2023 12h50
190620231.jpeg

O Dia Mundial do Orgulho Autista, comemorado em 18 de junho, visa promover informação à sociedade acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçar a luta contra o preconceito por meio da difusão de conhecimento e normalizar a neurodiversidade. Na Ufac, o Coletivo Atípico Estudantil, criado no mês de abril deste ano, oferece um espaço de apoio para a comunidade acadêmica que possui o TEA.

O Coletivo Atípico Estudantil da Ufac (Cadufac) foi idealizado por estudantes do curso de Psicologia, com o objetivo de gerar um espaço de convivência entre alunos que possuem Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A estudante do curso de Psicologia e uma das idealizadoras do Cadufac, Milena de Jesus Silva, afirma que a criação do coletivo surgiu mediante a necessidade de uma rede de apoio para este grupo dentro da universidade. “Decidimos criar um espaço para estimular vínculos e vivências entre as pessoas que possuem similaridades quanto às suas realidades, assim como promover uma visibilidade maior à causa”, disse.

As atividades são realizadas de forma virtual, por meio do Instagram @cadufac e grupos de conversa online no WhatsApp e Discord, com endereços disponíveis na rede social do coletivo. Para o futuro, o Cadufac planeja realizar eventos que abordem a vivência universitária de pessoas com TEA e TDAH.

A ideia é trazer para a Ufac, um ambiente ainda mais inclusivo, que possa garantir os direitos e a melhor permanência de alunos neurodivergentes”, afirma Milena.

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)