Notícias

Colóquio de literatura na Ufac trata de vozes LGBTQIAPN+

publicado: 05/12/2023 09h30, última modificação: 05/12/2023 10h07
Colóquio de literatura na Ufac trata de vozes LGBTQIAPN+.jpg

O projeto de extensão Estudos de Língua e Literaturas Inglesas (Elli), da Ufac, promove o 3º Colóquio de Literatura: Vozes LGBTQIAPN+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, intersexuais, assexuais, pansexuais e não binários). O evento iniciou nesta segunda-feira, 4, e vai até sexta-feira, 8, de forma híbrida, com atividades presenciais no auditório do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela), campus-sede, e remotas na plataforma do Elli no YouTube.

Visando explorar e compreender experiências, desconstruir estereótipos, desafiar normas sociais, refletir e engajar ativamente a promoção da igualdade e do respeito para todas as pessoas, o grupo utiliza da literatura como ferramenta de estudo, representação e debate para ampliar a compreensão, a aceitação e a inclusão das diferentes expressões de gênero, sexualidades, orientações sexuais e identidades de gênero presentes na sociedade.

O colóquio é aberto ao público e conta com uma programação de palestras e mesas temáticas ministradas por professores da Ufac e de outras instituições e por alunos dos cursos de Letras/Português e Inglês.

A coordenadora do Elli e professora do Cela, Maysa Dourado, destacou a importância da literatura na representação e discussão das temáticas relacionadas à visibilidade LGBTQIAPN+. “Neste colóquio iremos tratar, sobretudo, de humanidade. Através da compreensão, torna-se possível a empatia e a aceitação dos nossos pares.”

Também participaram da cerimônia de abertura o coordenador do curso de Letras/Português, Henrique Silvestre; o diretor do Cela, Itamar Miranda; e a servidora técnico-administrativa Igor Martins.

 

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)