Congresso de pesquisadores negros da região Norte ocorre na Ufac

publicado: 07/11/2023 16h21, última modificação: 07/11/2023 16h21
Congresso de pesquisadores negros da região Norte ocorre na Ufac (1).jpg

A Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN), a Ufac e o Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros realizaram a abertura do 4º Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) da Região Norte (Copene) nessa segunda-feira, 6, no auditório do Bloco dos Mestrados, campus-sede. O evento prossegue até sexta-feira, 10, no Centro de Convenções. Durante o período também ocorre a 9ª Semana em Favor de Igualdade Racial da Ufac.

O 4º Copene tem como tema “20 Anos da Lei 10.639/2003: Aquilombamento, Formação de Professores(as) e Desafios da Educação Antirracista na Amazônia”. Durante o congresso, serão abordados temas como o aquilombamento — processo de identificação e valorização do patrimônio cultural afro-brasileiro, formação de professores para a promoção da igualdade racial nas escolas e desafios da educação antirracista na região amazônica.

O evento conta com a participação de pesquisadores, estudantes, educadores e demais interessados no tema. Seu o objetivo é fazer com que os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e grupos correlatos da região Norte construam espaços de discussões, debates e trocas de experiência relacionadas às relações étnico-raciais, aos antirracismos e racismos, às questões das comunidades quilombolas, dos povos indígenas, das populações ribeirinhas e às leis de reserva de vagas.

(Elis Caetano, estagiária Ascom/Ufac)