Congresso estabelece conexões entre saúde e tecnologia

publicado: 27/10/2023 11h08, última modificação: 27/10/2023 11h54
Congresso estabelece conexões entre saúde e tecnologia na Amazônia.jpg

A Ufac realizou a cerimônia de abertura do 1º Congresso em Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde na Amazônia, cujo tema é “Compartilhando Conhecimentos, Estabelecendo Conexões e Contribuindo para o Avanço da Saúde e Tecnologia na Amazônia Ocidental”. O evento começou nesta sexta-feira, 27, e prossegue até sábado, 28, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede.

O vice-reitor da Ufac e reitor em exercício, Josimar Ferreira, ressaltou a importância de abordar a tecnologia no contexto da saúde. “Acreditamos que, a partir dos estudos científicos e da pesquisa, possamos gerar tecnologia que será absorvida pela sociedade, em especial em relação à saúde, o que pode melhorar a parte assistencial e de fazer saúde na Amazônia.”

Congresso estabelece conexões entre saúde e tecnologia na Amazônia (2).jpg

Para a coordenadora do evento e do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva, da Ufac, Andréia Moreira de Andrade, o evento é uma oportunidade para dar publicidade aos trabalhos científicos que são produzidos na pós-graduação. “Temos alunos da pós-graduação e da graduação participando com publicações, dos minicursos e das palestras”, disse. “Estamos iniciando uma atividade voltada para os estudantes da pós-graduação.”

O estudante do 7º período do curso de Medicina, Jean Philippe de Freitas, participa do congresso apresentando um trabalho que aborda o uso de algoritmos na inteligência artificial para diagnóstico de doenças degenerativas. “Acho importante a medicina casar com a tecnologia e o desenvolvimento de pesquisa na área”, ponderou. “A tecnologia vai sempre avançar e a medicina tem que andar junto. O congresso veio para mostrar isso, desmistificar e avançar no incentivo de pesquisas, publicações e na descoberta de novos pesquisadores.”

O evento científico é uma iniciativa dos programas de pós-graduação em Saúde Coletiva, Ciência da Computação e Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental; é financiado com recursos da Capes no âmbito do projeto Desenvolvimento dos Programas de Pós-Graduação na Amazônia Legal.

Também participou da mesa de honra na solenidade de abertura a diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Lidianne Assis Silva, representando a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho.