Convênio entre Ufac e PMRB oferece especialização a professores

publicado: 09/05/2023 16h05, última modificação: 09/05/2023 16h20
090520231.jpeg

A Ufac, a Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB) e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) assinaram convênio para oferta de curso de especialização em Gestão Escolar, na modalidade de ensino a distância, a servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação (Seme). A assinatura ocorreu nesta terça-feira, 9, na PMRB.

A iniciativa tem o objetivo de expandir a capacitação e melhorar o desempenho desses profissionais na rede municipal de ensino. As tratativas para a execução do projeto tiveram duração de aproximadamente um ano. Ufac e PMRB também assinaram convênio para estudo ambiental.

“A Ufac tem buscado cada vez mais ser parceira dos municípios, levando educação de qualidade de Rio Branco até os municípios de difícil acesso, como Jordão e Santa Rosa”, disse a reitora Guida Aquino.

090520232.jpg

O convênio conta com recursos na ordem de R$ 691.240, investidos pela PMRB. A expectativa é de que pelo menos 300 professores participem do curso de pós-graduação lato sensu. “Estamos felizes em proporcionar capacitação para estes mestres que estão ou vão gerir o destino das nossas escolas”, afirmou o prefeito Tião Bocalom (PP).

O curso tem como público-alvo servidores do quadro permanente da Seme com graduação em cursos de licenciatura, em exercício no cargo de professor ou coordenador pedagógico, exercendo ou não a função de diretor escolar.

Estudo ambiental

Durante a solenidade de parceria entre Ufac e PMRB foi assinado um segundo convênio, este com foco em um estudo de impacto ambiental devido à ocupação das áreas da bacia do igarapé São Francisco. O estudo foi motivado pelos recentes e extremos eventos de enxurradas que atingiram moradores de bairros próximos ao igarapé.

O prefeito Bocalom destacou que o poder público tem o dever de regular a ocupação das áreas às margens de rios e igarapés na zona urbana. “Será muito importante ter um estudo com respaldo de pesquisadores da universidade. Precisamos que todos ajudem a resolver o problema, que é de todos.”

090520233.jpg