Notícias

Parceria entre Ufac e USP fortalece PPGs em Ciências Ambientais

publicado: 06/12/2023 11h20, última modificação: 06/12/2023 11h29
PPGCA (1).jpg

A Ufac e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram termo de cooperação para fortalecer seus programas de pós-graduação (PPGs) em Ciências Ambientais. A parceria visa ao desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa, extensão e atividades de ensino no âmbito da pós-graduação.

O PPG-CA/Ufac foi criado em 2019, está sediado no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, e conta com pesquisadores de destaque em diversas áreas socioambientais. A reitora da Ufac, Guida Aquino, ressaltou o fortalecimento do programa através da parceria com a USP. “Potencializamos e aumentamos, ainda mais, o impacto de nossas pesquisas, favorecendo novas parcerias interinstitucionais.”

O líder da cooperação pela Ufac, professor Charles Borges Rossi, enfatizou que o acordo representa uma oportunidade para construir coletivamente iniciativas de pesquisa, extensão e ensino nas ciências ambientais. “De um lado, o PPG-CA/Ufac está inserido num contexto único do ponto de vista da sociobiodiversidade dos territórios e das culturas dos povos que nos circundam. De outro, a USP abriga hoje dois dos três programas de pós-graduação em Ciências Ambientais com conceito 7 na Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], a máxima nota conferida a programas de excelência internacional.”

Para o coordenador do Procam/USP, professor Paulo Sinisgalli, a cooperação alia a experiência com o vigor de um programa novo. “A experiência de um programa consolidado, como o Procam, com mais de 30 anos de atuação na área, e a energia de um programa jovem, como o PPG-CA/Ufac, que compartilham da visão interdisciplinar na área socioambiental, propiciam um ingrediente a mais nessa relação”, disse.