Docentes e alunos da Ufac fazem atividades na Resex Chico Mendes

publicado: 26/09/2023 09h32, última modificação: 26/09/2023 09h32
260920231.jpeg

Os professores e pesquisadores da Ufac, Andréa Alechandre da Rocha e Alexsande de Oliveira Franco, do Parque Zoobotânico, os acadêmicos Leonardo Hadad (Engenharia Florestal), Boáz Aragão (Agronomia) e o mestrandos Daniel Amarilha e Janderson Kennedy realizaram atividades de pesquisa e extensão no interior da reserva extrativista (Resex) Chico Mendes, nos seringais Floresta e Boa Vista, em Xapuri (AC). A expedição ocorreu entre os dias 15 e 17 de setembro.

As atividades consistiram em desenvolver palestras educativas, capacitação sobre restauração florestal e segurança hídrica frente às mudanças climáticas globais; observar a percepção dos moradores relacionados ao estresse hídrico local; e coletar água nas colocações para analisá-la.

260920232.jpeg

“Temos visto, nas últimas vezes que visitamos a Resex, que em algumas colocações há problemas relacionados ao estresse hídrico de fontes e poços que abastecem as casas dos moradores”, relatou Franco. Ele explicou que isso ocorre pelas mudanças climáticas globais em curso e pela mudança nas formas de uso e ocupação do solo, isto é, pelo desmatamento.

“A restauração florestal da Resex é a única forma de amenizar os problemas ambientais locais, inclusive este da água e outros sociais e econômicos”, ponderou Andréa.

A atividade teve apoio de Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufac e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).