Educação Física da Ufac realiza sua 2ª mostra de ginástica e dança

publicado: 16/03/2023 15h49, última modificação: 16/03/2023 15h49
Educação Física da Ufac realiza sua 2ª mostra de ginástica e dança.jpeg

O curso de Educação Física da Ufac realizou a 2ª edição do GymUfac, durante a manhã desta quinta-feira, 16, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede, onde alunos de bacharelado e licencitura, professores e escolas convidadas se apresentaram em várias modalidades de ginástica e dança. O evento visa avaliar o curso, promover a socialização e difundir conhecimentos na área.

O professor de Educação Física, Jhonatan Gomes Gadelha, disse que o evento é uma forma de incentivar o interesse pela modalidade. “Temos apresentações de ginástica rítmica, artística, acrobática e novas tendências, como o k-pop. Apesar da ginástica, todas as modalidades de dança são caminhos para a ginástica, como o balé clássico, que também conta com apresentação.”

Segundo ele, professores de Educação Física podem trabalhar essa modalidade nas escolas. “Fugindo um pouco do tradicional, como futebol, handebol e futsal, essa vivência pode incentivar futuros professores a levarem essa modalidade aos estudantes”, opinou. “Nós somos capacitados para isso em nossa graduação; eu quero que eles se vejam capazes de trabalhar com esse tipo de tendência.”

Para a aluna do 4º período de Educação Física (bacharelado), Andressa Morais, a importância do evento ultrapassa o conceito de saúde física. “Sabemos que os benefícios da ginástica e da dança também contemplam a saúde mental e são duradouros”, comentou. “Quem dança tem uma vida mais leve e saudável. Eu planejo fazer meu TCC [trabalho de conclusão de curso] nesse tema; então acredito que esse evento é um alicerce para meu trabalho acadêmico.”

O GymUfac é idealizado e coordenado pela professora de Educação Física (bacharelado) e presidente da Federação de Ginástica do Estado do Acre, Angelita Pereira dos Santos da Conceição, com apoio dos professores substitutos Jhon Gomes e Rayana Matos. A abreviação do nome que intitula a mostra faz referência à ginástica, uma modalidade de atividade física ampla, que abrange academia, ginásticas de novas tendências e competitivas, como rítmica, artística e acrobática.

Confira fotos do evento.