Em escala de 1 a 5, MEC atribui à Ufac conceito 4 para educação a distância

publicado: 18/07/2023 07h08, última modificação: 18/07/2023 12h23
ead.png

O Ministério da Educação (MEC) atribuiu à Ufac conceito 4, numa escala que vai de 1 a 5, na avaliação de Recredenciamento Institucional EaD (educação a distância). Esse recredenciamento é essencial para que a universidade continue ofertando cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD. O resultado da avaliação foi divulgado nesta segunda-feira, 17.

Os procedimentos instrumentais utilizados oferecem um panorama sobre qualidade e evolução da instituição nos cinco eixos que compõem a avaliação: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; e infraestrutura.

Entre os dias 3 e 5 de julho a Ufac recebeu a comissão de avaliação externa designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do MEC, para executar o processo avaliativo; a comissão conferiu os documentos, verificou a infraestrutura e ouviu pessoas envolvidas com a instituição.

Na ocasião da visita foram realizadas reuniões com a Comissão Própria de Avaliação Institucional, gestores, técnico-administrativos, professores e alunos da EaD. Além disso, os avaliadores fizeram uma visita virtual por alguns setores da Ufac para examinar condições de estudo, trabalho e prestação de serviços à comunidade.

“Esse conceito 4 consolida a qualidade de gestão, ensino, pesquisa e extensão. Para além do progresso dos últimos anos, apresenta o resultado de um trabalho coletivo bastante efetivo por parte dos setores e unidades no processo de preparação para o recredenciamento, que permitiu reunir informações, evidências e documentações suficientes para mostrarmos o melhor da Ufac”, disse a coordenadora da Diretoria de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Grace Gotelip.