Em eventos na Suíça, reitores debatem desafios do ensino superior

publicado: 30/10/2023 09h30, última modificação: 30/10/2023 09h30
Em eventos na Suíça, reitores debatem desafios do ensino superior.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou da 16ª Assembleia Geral e 13º Seminário Internacional, com o tema “Educação Superior para a Cidadania Global”. Os eventos ocorreram de 23 a 27 de outubro, em Genebra, na Suíça, e foram promovidos pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCub), em parceria com a Universidade de Genebra e a Escola Internacional de Genebra, também conhecida como Ecolint.

Temas como os desafios atuais do ensino superior no mundo, as inovações pedagógicas, o fortalecimento da internacionalização das universidades, as lições deixadas pela pandemia da covid-19 e a crise humanitária envolvendo refugiados foram temas discutidos nos encontros.

“A internacionalização é o novo patamar que a Ufac está buscando”, disse Guida Aquino. “Diversos países estão oferecendo apoio e parceria e não podemos perder esta oportunidade de crescimento.”

Participam do evento reitores brasileiros e de instituições públicas e privadas de vários países, entre os quais Índia, China, México, Suíça, Itália, França e Finlândia. O GCub, que promove o evento, é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Composta por 89 universidades brasileiras, tem apoio dos Ministérios da Educação; da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação; e das Relações Exteriores.

O assessor especial da Reitoria no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, Marcelo Siqueira, acompanhou a reitora durante a viagem.

Em eventos na Suíça, reitores debatem desafios do ensino superior