Encontro discute acessibilidade cultural e desaprendizagens

publicado: 05/12/2023 10h06, última modificação: 05/12/2023 10h09
Encontro na Ufac discute acessibilidade cultural e desaprendizagens.jpg

O 4º Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural: Práticas e Desaprendizagens ocorre na Ufac com o objetivo de compartilhar experiências de professores, pesquisadores e artistas sem ou com deficiência atuantes nessas áreas. O evento começou nessa segunda-feira, 4, e continua até quinta-feira, 7, no Teatro Universitário, campus-sede, com oficinas, mesas-redondas e espetáculos.

A abertura contou com a performance “Liberdade Arrancada”, com a artista Mona Rikumbi, de São Paulo; a apresentação trouxe reflexões sobre liberdade, questões sociais e culturais. A programação artística explora diferentes linguagens, com teatro, dança e música. O encontro também inclui tradução simultânea para a língua brasileira de sinais (Libras).

A reitora Guida Aquino enfatizou que a Ufac é uma universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva, alcançado a todos independentemente de suas origens social ou econômica. “Este evento mostra o compromisso social que esta universidade tem.”

O evento é realizado pela inciativa de professores da Ufac, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal de Santa Maria, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e apoio da Secretaria de Estado de Educação do Acre.

Também participaram da solenidade de abertura o pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufac, Carlos Paula de Moraes; o coordenador do evento, Carlos Alberto Ferreira; o coordenador do curso de Artes Cênicas e Teatro-ABI, Humberto Issao; o coordenador do PPG em Artes Cênicas, Leonel Carneiro; o diretor de Pesquisa, Lisandro Vieira; o secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho; a coordenadora de Acessibilidade Cultural na Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Aline Zeymer; e a diretora de projetos da Fundação Nacional de Artes, Laís Almeida.

(Elis Caetano, estagiária Ascom/Ufac)