Expedição da Ufac obtém variedades de cana-de-açúcar em Cuiabá

publicado: 02/03/2023 16h56, última modificação: 02/03/2023 16h56
Expedição da Ufac obtém variedades de cana-de-açúcar em Cuiabá.jpeg

Projeto-piloto de cooperação entre o programa de residência em Ciências Agrárias, da Ufac, e a Destilaria Jiboia realizou expedição técnica em Cuiabá, no fim de fevereiro, com o objetivo de obter variedades de cana-de-açúcar mais adaptadas à Amazônia Sul-Ocidental. A comitiva da Ufac e da destilaria foi recepcionada por técnicos da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), em sua unidade na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Por meio da ação foram acessadas oito variedades de cana-de-açúcar, incluindo variedades caracterizadas pelo não florescimento, importantes para qualidade da matéria-prima. As variedades trazidas são: RB01594 (Ufal), RB975952 (UFSCar), RB975201 (UFSCar), RB867515 (UFV), RB975033 (UFSCar), RB92579 (Ufal), RB975242 (UFSCar), RB127825 (Ufal). Além disso, a comitiva acreana recebeu orientações técnicas da equipe Ridesa/UFMT, coordenada por Antonio Marcos Iaia.

Participam do projeto os professores do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Ufac, Eduardo Pacca Luna Mattar e Vanderley Borges dos Santos; o engenheiro agrônomo e residente Luan Santos; o estudante de Agronomia da Ufac, Airton Koike; e o empresário Jakson Soares.

O projeto conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape).