Fundape celebra 25 anos de implementação

publicado: 26/06/2023 12h54, última modificação: 26/06/2023 12h55
Fundape celebra 25 anos de implementação.jpg

A Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão no Acre (Fundape), completou 25 anos na quinta-feira, 22. A instituição possui sede na Ufac, campus Rio Branco, e tem como finalidade estimular e apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, além de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico no estado do Acre.

Criada em junho de 1998 por um grupo de professores da Ufac, a Fundape é uma fundação sem fins lucrativos que atua na coordenação e execução de projetos nas diversas áreas de interesse da comunidade. A fundação presta serviços de desenvolvimento científico e tecnológico relevantes para a Ufac e instituições parceiras.

O diretor técnico da Fundape, Camilo Lelis de Gouveia, destacou o trabalho de apoio administrativo e financeiro aos projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica da Ufac e de parceiros. "Os investimentos foram de grande monta em variados projetos nestes 25 anos, desde desenvolvimento de ciências políticas até a extensão universitária no Iapen [Instituto de Administração Penitenciária do Acre]", disse ele.

"A agilidade e empenho da Fundape já proporcionaram a prestação de serviços de grande importância à comunidade, tais como a Universidade da Mulher, programas de capacitação para jovens e adultos, entre outros", afirmou o diretor.

Além da Ufac, a Fundape possui parcerias com a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac).