Gestão da Ufac reúne-se com Ebserh para tratar de construção do HU

publicado: 03/10/2023 15h40, última modificação: 05/10/2023 08h05
Gestão da Ufac reúne-se com Ebserh para tratar de construção do HU.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o vice-reitor, Josimar Ferreira, receberam a visita de representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para tratar da construção do Hospital Universitário (HU) no Acre. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 3, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Planejamento, campus-sede.

O assessor da presidência da Ebserh, Rodrigo Alves Torres, afirmou a importância e a prioridade que o projeto de construção do HU da Ufac possui. “Este é um passo importante para corrigir uma injustiça histórica, que é o fato de uma universidade com cursos consolidados não possuir um hospital federal universitário.”

O projeto prevê a construção de 320 leitos e oito UTIs, com estrutura para realização de atendimento em regimes ambulatorial e de internação, apoio ao diagnóstico e terapia, apoio técnico, desenvolvimento de recursos humanos e pesquisa, gestão e execução administrativa e apoio logístico.

Além de contribuir para a saúde pública no Estado, o hospital universitário visa ampliar as vagas de residência médica e proporcionar experiências práticas aos estudantes dos cursos da área de saúde da Ufac.

Também estiveram presentes na reunião a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Margarida Lima; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula; a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Cruz; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Isaac Dayan; e o pró-reitor de Administração, Tone Eli.

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)