Guida e Petecão tratam na Ebserh de construção do HU do Acre

publicado: 24/08/2023 13h06, última modificação: 24/08/2023 13h06
240820232.jpeg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) participaram de reunião com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, para discutir encaminhamentos fundamentais para construção do Hospital Universitário (HU). O encontro ocorreu nessa quarta-feira, 23, em Brasília.

A construção do HU do Acre foi anunciada recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre as obras da nova edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos públicos federais da ordem de R$ 371 bilhões nos próximos quatros anos.

“A meta do governo federal é agilizar ao máximo todos os trâmites burocráticos com que se possam acessar os recursos disponibilizados pelo PAC”, disse Chioro, que já foi ministro da Saúde entre 2014 e 2015, no governo de Dilma Rousseff.

Guida destacou o compromisso de colocar a iniciativa no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. “O senador Petecão se comprometeu em viabilizar o mais rápido possível os recursos para adequação do projeto executivo, tendo em vista a necessidade de compatibilizá-lo com as orientações da Ebserh e atualização do orçamento.”

Petecão informou que todo o projeto será desenvolvido e implementado pela Ebserh, que, em conformidade com as normas federais, é a responsável pelos hospitais universitários do Brasil, bem como por sua construção e manutenção. Ficou acordado que, para readequação do projeto, será necessário um aporte financeiro, que o senador se comprometeu a destinar por meio de emenda.

“Estamos comprometidos em garantir a construção do Hospital Universitário do Acre e, assim, garantir que nossa população tenha acesso a mais esse importante serviço de saúde de excelência”, comentou Petecão. “A verba inicial que irei alocar para adequação do projeto é o primeiro passo para alcançar esse objetivo. De agora em diante, não mediremos esforços para esse sonho enfim sair do papel e se tornar uma realidade muito esperada por todos nós, acreanos.”

(Com informações da assessoria do senador Sérgio Petecão)