Notícias

Licenciatura em História da Ufac obtém nota máxima pelo Inep

publicado: 05/06/2023 14h08, última modificação: 05/06/2023 14h56
050620239.jpeg

O curso de História (licenciatura) do campus-sede da Ufac obteve nota 5 em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do governo federal responsável por regular e avaliar cursos de graduação de instituições públicas e privadas. Obtiveram nota 4 na avaliação os cursos de Letras/Espanhol em Cruzeiro do Sul e Rio Branco. 

Os conceitos atribuídos pelo Inep vão de 1 a 5, sendo 3 considerado satisfatório; 4, muito bom; e 5, excelente. Abaixo de 3, a nota é insuficiente, o que pode ocasionar abertura, em medidas futuras, de suspensão de ofertas de vagas. Foram avaliados, ainda neste ano de 2023, os cursos de Música, Teatro e Letras/Francês, todos com conceito igual ou superior a 3. Atualmente a Ufac possui conceito 3 no Índice Geral dos Cursos (IGC). 

A avaliação externa tem como base o último triênio dos cursos e a instituição pode receber demanda para fins avaliativos na ocasião de seu reconhecimento ou renovação e quando os alunos atingem conceito insatisfatório no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), por exemplo.

Nos próximos meses, deve ser avaliado o curso de Medicina, bem como haverá avaliação para fins de recredenciamento da Ufac para oferta de cursos na modalidade de ensino a distância.