Livro discute interface entre engenharias, linguagem e sociedade

publicado: 23/08/2023 13h22, última modificação: 24/08/2023 12h54
230820235.jpeg

O professor Mário Luis Villarruel da Silva, do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela), da Ufac, organizou o e-book “Nas Engrenagens das Técnicas: Linguagens, Sociedade e Engenharias” (Pá de Palavra, 100 p.), disponível para leitura online e download gratuitoEm cinco capítulos, a obra discute caminhos teórico-metodológicos das engenharias e suas interações com a linguística, a filosofia e a educação em diálogos apoiados no campo da semiótica, do discurso, da psicolinguística e da política.

“Cada capítulo é fruto de densas reflexões debruçadas sobre debates emergentes em engenharias contemporâneas; propondo-se compreender seus métodos e sua constituição, dando lume às engrenagens de suas técnicas, seja em profissionalização, formação, atuação e/ou, de modo mais central, compreensão como campo multidisciplinar e, eminentemente, humano”, escreve Mário Luis Villarruel da Silva na apresentação.

O artigo “O Espaço como Fenômeno em Quatro Ordens de Sistemas: Como Manifestação Física e Biológica, como Construção Social e Semiótica” inicia a coletânea e conta com coautoria do professor do Cela da Ufac, Francisco O. Dourado Veloso, com os pesquisadores Christian M. I. M. Matthiessen e Jesús David Guerra-Lyons.

Villarruel da Silva é autor do artigo “O Ambiente Construído como Materialidade Discursiva: Notas sobre Hermenêutica da(s) Técnica(s), Engenharia Focal e Processos de Significação”.

O livro foi produzido em parceria com docentes da Universidade Internacional de Administração e Economia (China), Universidade Complutense de Madrid (Espanha), Universidade do Norte (Colômbia), Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Universidade Regional de Blumenau, Universidades Federais do Rio de Janeiro e de Santa Catarina.