Mostra de Residência Pedagógica da Ufac destaca escola na prática

publicado: 23/11/2023 16h14, última modificação: 23/11/2023 16h16
mostra.jpg

A Ufac realizou a abertura da Mostra de Residência Pedagógica: A Escola na Prática, cuja programação tem como foco a divulgação das ações didático-pedagógicas desenvolvidas em escolas pelos subprojetos do Programa de Residência Pedagógica, apoiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O evento ocorre durante esta quinta-feira, 23, no Teatro Universitário, campus-sede.

O objetivo principal é valorizar as práticas inovadoras e a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura da Ufac, em colaboração com mais de 30 escolas da rede pública de educação básica. A programação da mostra inclui exposição permanente de pôsteres e materiais didáticos, diálogos sobre diferentes perspectivas da residência pedagógica, além de apresentações de oficinas e projetos desenvolvidos nas escolas.

“É um orgulho representar a Reitoria neste evento significativo”, disse o pró-reitor de Extensão e Cultura, no exercício da Reitoria, Carlos Paula de Moraes. “A residência pedagógica é um exemplo de como a Ufac contribui para o fortalecimento da formação docente e do ensino de qualidade.”

A mostra reúne os cursos de Artes Cênicas, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras/Espanhol/Inglês/Português, Matemática, Pedagogia e Química, com 340 residentes, sendo 285 bolsistas e 57 voluntários.

“O programa tem um impacto significativo na educação, tanto para os alunos da Ufac quanto para os da educação básica”, ponderou a coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica, Rosane Garcia Silva. “É uma oportunidade valiosa para aplicar o conhecimento teórico na prática escolar.”

O professor Marcelo Castanheira, representando todos os professores, ressaltou a importância da conexão entre teoria acadêmica e prática educativa. “A residência pedagógica é crucial para formação prática dos licenciandos e para integração com as escolas, beneficiando tanto os estudantes quanto os professores.”

Também compuseram a mesa de honra na abertura a representante da Pró-Reitoria de Graduação, Eliana Almeida; e o representante da Diretoria de Apoio à Formação Acadêmica, Cristiano Hechenberger.