Museu Universitário recebe doação de fósseis do Ifac e da FEM

publicado: 05/10/2023 17h04, última modificação: 05/10/2023 17h04
Museu Universitário recebe doação de fósseis do Ifac e da FEM.jpg

O Museu Universitário da Ufac recebeu doação de fósseis que passam a integrar seu acervo de paleontologia. Os itens são um fragmento de mandíbula com dente de mastodonte, doado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac), e fósseis de toxodonte, preguiça gigante e jacaré-açu, que estavam nos arquivos da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

O fragmento de mandíbula é proveniente do rio Macauã, em Sena Madureira (AC); foi coletado pelo ribeirinho Jozelio Oliveira da Silva, em 2022, e entregue ao professor do Ifac no município, Airton Mesquita. Ele fez a interlocução com apoio logístico do núcleo de interiorização da Ufac para doar a peça. Os fósseis diversos da FEM, em Rio Branco, não têm procedência conhecida.

“As doações contribuem para melhoria e expansão do acervo paleontológico do Museu Universitário e serão usados para projeto de pesquisa, ensino e exibição no museu”, disse o curador da coleção paleontológica do museu, Carlos d’Apolito. Ele ainda ressaltou que fósseis são bens da união e sua destinação correta, por lei, são instituições de ensino e pesquisa.